13 Flares Twitter 0 Facebook 13 Pin It Share 0 Filament.io 13 Flares ×

Os posts de roteiro de viagem pelo Uruguai acabaram mas ainda tenho algumas dicas para compartilhar. 🙂

Pagar a conta dos restaurantes com cartão de crédito
Geralmente essa não é a melhor dica para pagamentos no exterior graças ao IOF do cartão maaaas, no Uruguai é diferente! Vale a pena pagar com o cartão porque você recebe um desconto de 18,5%, ou seja, vale a pena mesmo com a taxa do cartão.

Horário do centro de Montevidéu
O comércio do centro da cidade encerra cedo no sábado, por volta das 13h, talvez ainda encontre algo aberto na Ciudad Vieja um pouco mais tarde. No domingo está tudo fechado (mas tem aquela feirinha de rua que eu comentei).

Cubierto e gorjeta
Como comentei no primeiro post da viagem, alguns restaurantes cobram cubierto que é serviço de mesa, é um valor por pessoa e o pagamento é obrigatório. É importante perguntar qual o valor antes de ter uma surpresa desagradável na conta… O valor costuma variar no almoço e no jantar, sendo mais caro à noite e pode custar entre 40 e 100 pesos.

A nossa gorjeta é chamada de propina e não vem adicionada na conta.

Comprando pesos uruguaios
No primeiro dia, fomos andando pelas ruas e procurando pelas casas de câmbio a melhor taxa de conversão, acredito que seja realmente a melhor maneira. Mas é bom ficar de olho nas lojas, muitas aceitam reais e dólares e às vezes a cotação é melhor do que das casas de câmbio.

Compras no Uruguai
Não dá para visitar o Uruguai e não comprar alfajor e doce de leite. Fui com toda a pesquisa feita atrás das melhores marcas e de acordo com o resultado da minha busca e do meu paladar as melhores marcas são: Extras de las Sierras de Minas, Negro e Lapataia.
Achamos o alfajor mais barato pela Cidade Velha e principalmente perto do Mercedo del Puerto mas a dica é: veja o prazo de validade, pelo que percebi o prazo é sempre curto, mas as vezes os produtos em promoção estão ainda mais próximo de estragar.

Pra quem quer aproveitar a moda uruguaia existe duas redes de fast fashion famosinhas do país: Parisien e Indian, elas são na verdade a mesma empresa com dois nomes, rs, até as roupas são parecidas. A dica é: a cotação dessas lojas é melhor do que qualquer casa de câmbio do país! :O
Vale muito a pena pagar em real por lá. Pra saber a cotação não precisa nem perguntar, no caixa tem uma plaquinha com o valor do real e do dólar, super simples.

Outras marcas que anotei mas acabei não visitando são: Lemon, Daniel Cassin, Lolita, Limite, Vitamina, Piece of cake, Uniform, Bellmur e Wanama. Ufa, são várias opções.

A viagem foi rapidinha e deixou gosto de quero mais. O país é uma gracinha; recomendo aos brasileiros investir no turismo uruguaio. Até a próxima, hermanos!

13 Flares Twitter 0 Facebook 13 Pin It Share 0 Filament.io 13 Flares ×

8 Comments

  1. Obrigada pelas dicas! Vou pra lá no início do mês que vem!! Estou bem ansiosa 😀

  2. Olá Camila, adorei seu post sobre o Uruguai, irei no próximo feriado.! Estou com uma dúvida qto ao pagamento de restaurantes com cartão de crédito pois o valor será convertido em dólar e depois em real, considerado a alta do dólar creio que talvez não compense, concorda?

    • Tereza, que ótimo que gostou!
      Realmente o dólar não está ajudando as nossas viagens né? Mas nesse caso ainda vale a pena, o desconto para restaurantes é bem grande: 18,5%, mesmo com esse dólar alto a cotação fica similar ao das casas de câmbio uruguaias e o desconto compensa.
      Aproveite bastante sua viagem! 😉

  3. Olá Camila,

    Muito legal seus posts. Estão me ajudando bastante!
    Irei em setembro para Buenos Aires e quero reservar 3 dias para visitar o Uruguai. Seria um para Colônia e 2 para Montevidéu, sendo esse dois um domingo e segunda. -feira.
    Vc recomenda ir no domingo? Fica esquisito e tal por lá? Vale a pena?

    Desde já agradeço!
    Abraço

    • Olá Vívian,

      Fico muito feliz em poder ajudar! 🙂
      Meu último dia em Montevidéu foi um domingo e o problema é que todo o comércio fecha! Talvez você não consigo fazer algumas coisas, mas dá pra passear sim.
      Por tudo estar fechado, a cidade acaba ficando meio deserta. Não vi nenhuma movimentação estranha, mas é claro que toda atenção é bem-vinda!
      Certamente a segunda-feira será um dia mais agradável com maior movimento.
      Aproveite muito! 😀

  4. Flaviano Almeida

    Olá Camila, tudo bem?

    Primeiramente gostaria de parabeniza-la pelos posts. Adorei!

    Em setembro vou passar 4 dias em Montevidéu e se possível gostaria de uma ajudinha rs.
    As operadoras móveis funcionam bem lá (Tim, Vivo)?
    Como vou chegar em uma sexta por volta das 13h, tava pensando em ir direto para Punta del Leste e dormir por lá, voltando no dia seguinte para Montevidéu. Sou apaixonado pelo por do sol e gostaria de prestigiar esse espetáculo no Casapueblo (contando com a previsao do tempo que irá ajudar. Eu sei que vai rs). Enfim, você acha que vale a pena? E será que dá pra chegar lá a tempo de ver o por do sol?

    Obrigado!
    Abraços 😉

    • Olá Flaviano, tudo ótimo. E você?

      Fico feliz que tenha gostado das nossas dicas! 😉

      Vamos lá! Não usei celular quando fui pro Uruguai, mas acredito que você ligando para a sua operadora possa habilitar para uso internacional, só que a conta deve sair bem cara, usaria só em caso de emergência, rs.

      A viagem até Punta é bem tranquila, você pode pegar o ônibus direto no aeroporto, eu não fiz dessa forma mas o Bruno fez e contou aqui: http://coletivodeviagem.com/mochilao-punta-del-este/
      O ônibus dura duas horas, ou seja, acredito que você consiga chegar pro por do sol. 😀
      Acho que vale a pena tentar siiim!

      Aproveite bastante!
      E se quiser compartilhar os cliques da viagem com a gente é só seguir a gente no instagram e no facebook e mandar pra gente. 😉
      Abraços!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *