0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 Filament.io 0 Flares ×

Para amantes de história, culinária e lindas paisagens, Roma é um destino ideal. Visitar a cidade dá vontade de recapitular os livros sobre as glórias do império romano da época da escola, sabe? Esse é um roteiro de dois dias em Roma, para conhecer tudo de melhor da cidade eterna!

Apesar de poder ficar um ano em Roma descobrindo novos pontos de interesse a aprendendo cada detalhe – para quem não tem todo o tempo do mundo – compartilho um roteiro simplificado com vocês.

Não é novidade que a cidade é um museu a céu aberto e com um pouco (ou bastante) disposição dá para conhecer tudo andando (com algumas paradas estratégicas para descansar em belas praças né?).

Roteiro de dois dias em Roma

Roteiro de dois dias em Roma:

Primeiro dia

Para dar conta de tudo tem que começar acordando cedo! Para quem tem pouco tempo na cidade, o ideal é escolher uma hospedagem que fique perto do centro histórico, assim já dá para começar o dia caminhando e admirando a paisagem.

Minha recomendação para começar o dia entrando de cabeça no mundo romano é começar logo com o enorme marco da cidade: o Coliseu. É possível reserva o ingresso antes pelo site e evitar filas, mas paga-se uma taxa extra de 4 euros.

Roteiro de dois dias em Roma

Roteiro de dois dias em Roma

O Coliseu ou Colosseo é realmente um lugar impressionante, bem impactante, ainda mais sabendo que foi construído entre 70 e 80 d.C.!

Com o mesmo bilhete de entrada, é possível visitar o conjunto de ruínas do Palatino e Fórum Romano.

O Palatino é uma das sete colinas da cidade e seria onde a cidade de Roma surgiu, local de cenário para a lenda de Rômulo e Remo, os irmãos que foram criados por uma loba até que Rômulo matou Remo e fundou a cidade. No Palatino viveram os imperados e aristocracia. Já o Fórum Romano era de fato a cidade, o centro comercial, político e religioso do império romano.

roteiro-de-dois-dias-em-roma-11

Saindo dali, caminhe até o Monumento a Vittorio Emanuele II, na Piazza Veneza. O monumento tem entrada gratuita e tem uma linda vista dos arredores. Existe um elevador até o último andar – esse sim é pago.

roteiro-de-dois-dias-em-roma-13 roteiro-de-dois-dias-em-roma-12

Seguindo o caminho, é hora de se perder pelas ruelas próximas ao meu lugar preferido de Roma, a Fontana de Trevi. As ruas próximas são emboladas e estreitas e ótimas para caminhar sem pressa. Siga em direção a fonte, seja guiada pelo mapa, pelo fluxo de turistas ou pelo barulho da água.

Gaste tempo admirando a Fontana de Trevi e não esqueça de jogar a sua moedinha se quiser voltar à cidade eterna.

roteiro-de-dois-dias-em-roma-14

Poucos minutos dali se encontra o Pantheon, templo originalmente politeísta mas que depois se tornou uma igreja cristã oficialmente chamada de Santa Maria dei Martiri. A entrada é gratuita e a arquitetura impressiona, uma enorme cúpula com uma abertura central para entrada de luz natural.

roteiro-de-dois-dias-em-roma-15 roteiro-de-dois-dias-em-roma-1

A próxima parada é a Piazza Navona, uma linda praça ornada com três fontes: ao centro a Fontana dei Quattro Fiumi, que homenageia quatro importantes rios e nas extremidades da Piazza a Fontana di Nettuno e Fontana del Moro.

roteiro-de-dois-dias-em-roma-2

Fique atento ao horário, pois agora é hora de pegar o seu lugar para aproveitar o pôr do sol. Chegando na Piazza di Spagna, passe pela Fontana dela Barcacia e suba as escadarias em direção a igreja Trinitá dei Monti, de lá, basta acha um lugar e aguardar o sol baixar no horizonte lindo de Roma.

Antes de se despedir da Piazza, passeie pelas ruas ao redor, essa é uma área nobre, cheia de lojas de luxo e restaurantes simpáticos, vale uma voltinha sem compromisso. Rs

roteiro-de-dois-dias-em-roma-7

Segundo dia

Acordando cedo e pegando o metrô direto para a estação Ottaviano, hora de conhecer a micro estado do Vaticano.

roteiro-de-dois-dias-em-roma-3

Para quem deseja visitar o museu, é possível comprar o ingresso com antecedência pelo site (naquele mesmo esquema, pagando uma taxa de serviço extra). Saiba que o museu é bem grande e isso tomará sua manhã inteira (ou mais).

Mesmo quem dispensa a visita aos interiores do museu, deve visitar a região, a Piazza de San Pietro e a Basílica de San Pietro. O esquema de segurança é intenso por ali e são filas diversas para visitar cada área da Basílica, preste atenção para não ficar na fila errada.

Quem escolher visitar os dois pontos, Museu do Vaticano e Basílica de San Pietro, vai conferir duas obras primas de Michelangelo, respectivamente a Capela Sistina e a Pietá.

roteiro-de-dois-dias-em-roma-17 roteiro-de-dois-dias-em-roma-8

Passe em frente ao Castelo de Sant’Angelo, mausoléo do Imperador Adriano que já serviu de edifício militar, prisão e fortaleza. A entrada é paga.

Caminhando ao lado do Rio, em pouco minutos se chega a Piazza del Popolo, praça que abriga três igrejas (sendo duas “gêmeas”), duas fontes, um obelisco e seus quatro leões de mármore.  As ruas que saem da praça são todas muito charmosas, com lojinhas e restaurantes.

A cima da praça, está a Villa Borghese, um belo parque com uma linda vista da cidade.

roteiro-de-dois-dias-em-roma-4 roteiro-de-dois-dias-em-roma-18 roteiro-de-dois-dias-em-roma-9

Aproveite o resto do dia para andar sem destino pela cidade, tem coisa melhor? O tempo pode ser curto, mas com esse roteiro de dois dias em Roma, é possível sentir a cidade e toda a sua beleza!

Minha última recomendação é dar mais uma passada na Fontana de Trevi, agora a noite. Apenas não se engane achando que a concentração de turistas terá diminuído. Um pouco de sorte e paciência e você conseguirá uma foto sem intrusos.

roteiro-de-dois-dias-em-roma-10

Sugestões para incrementar o roteiro de dois dias em Roma? Compartilhe com a gente!
Conhece a cidade eterna? Quer conhecer? Comente aqui embaixo. 🙂

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 Filament.io 0 Flares ×

19 Comments

  1. Camila, que gostoso passear por Roma ao ler este post! Não vejo a hora de voltar e não vai ser para ficar 2 dias, não! rsrsrs

  2. Que lindo teu blog, Camila! Adorei o roteiro. Ainda mais conheço Roma. 🙂

  3. que fotos incríveis Camila, Roma é uma cidade muito incrível, eu adorei demais a arquitetura e a história que se vê em cada parte da cidade, adorei reviver Roma pelo seu post! Beijos

  4. Oi Camila, Adorei relembrar Roma.
    Verdade, minha vontade era de pegar os livros de história e ficar lendo ali e olhando pra aquilo tudo, mas também não tinha todo esse tempo né.
    Achei perfeito o seu roteiro e a dica sobre se hospedar perto do centro histórico, que foi o que fizemos.
    E adorei as fotos também 🙂
    Bjs

  5. Que lindo, Camila!
    Roma deve ser um sonho mesmo, quero muuuito conhecer!
    Beijos.

  6. Camila, que post mais delícia de ler. Adorei as fotos e a maneira como você descreveu esse roteiro lindo. Ainda não conheço Roma, espero visitar esse lugar lindo em breve. Roma respira história e amo a arquitetura desses prédios. E menina, que bela foto é essa do pôr do sol, parabéns 🙂

    Abraços

  7. Xará, adorei seu roteiro! Mas sem dúvida eu esticaria… porque, né… eu adoro viajar devagar e tenho certeza que Roma tem atração pra uma semana 🙂

  8. Gostei bastante do roteiro e das fotos. Visitar Roma está na minha Wishlist da vida! <3

  9. Roma é uma das minhas cidades favoritas! Passei o ano novo lá com meus pais e minha melhor amiga alguns anos atrás! Foi incrível! Uma das coisas que mais gostei foi caminhar, fizemos quase tudo apé e cada esquina tinha um canto mágico para se descobrir! Beijos

  10. Pingback: Restaurante na Itália com ótimo custo benefício: La Prosciutteria - Coletivo de Viagem

  11. Pingback: Visitar Siena a partir de Florença - Coletivo de Viagem

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *