0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 Filament.io 0 Flares ×

Ollantaytambo é um dos principais sítios arqueológicos do Vale Sagrado e com certeza um dos mais legais. A cidade também é ponto de partida do trem que leva até Águas Calientes (cidade base para Machu Picchu).

Em muitos sítios arqueológicos podemos ver essas “plataformas” construídas nas montanhas, criando vários níveis de terra. Elas podem ter três funções: contenção da montanha, agricultura ou ornamentação.

Esses platôs em Ollantaytambo foram feitos para ornamentação e eram todas repletas de flores pois lá no topo ficava um templo sagrado em homenagem ao Deus Sol. Imagina a beleza que era isso!! :O

Ollantaytambo (6)Ollantaytambo não estava finalizada quando os espanhóis chegaram, a cidade nunca foi finalizada pelos incas. É possível perceber isso por que existem pedras fora do lugar e principalmente na peça principal do templo, formada por seis grandes pedras. No final delas existe um “dente” indicando que pelo menos mais uma pedra seria encaixada ali.

Nesse monumento existia talhada a cruz inca, o símbolo foi parcialmente apagado pelos espanhóis já que eles queriam introduzir a o cristianismo na cultura local.

Ollantaytambo (2)

Ollantaytambo (1)As rochas que formam a peça principal do templo do Sol foram trazidas de outra montanha, distante dali. Os incas não conheciam a roda, para trazer essas rochas de longe eram usadas rampas com troncos de árvore embaixo para rolar e sebo de lhama para diminuir o atrito. Essas grandes pedras foram trazidas apenas com a força humana, não existiam cavalos ou outros animais mais fortes. Lhamas não conseguem carregar muito peso e por isso não eram úteis nesse tipo de serviço (apesar de serem lindas e fofas).

Ollantaytambo (8)O local escolhido para a montagem dessa peça principal não foi ao acaso. Ela fica posicionada em um local onde, durante o solstício de inverno e verão, recebe um feixe de luz perfeito vindo, em cada uma das ocasiões, por entre diferentes montanhas. Isso demonstra o enorme conhecimento de astrologia do povo que ali habitava.

Ollantaytambo (4)

Do alto de Ollantaytambo, é possível ver na montanha da frente construções usadas para armazenar comida. Elas foram construídas em um local alto porque na região existia uma praga que destruía os alimentos, um inseto voador; construindo no alto da montanha o vento não deixa o inseto chegar nesses silos. Além disso, dentro da montanha a temperatura é sempre fria, ajudando a conservar os alimentos.

Ollantaytambo (3)
Na montanha iluminada pelo sol dá pra ver os silos construídos na montanha

Fun fact importante sobre a sociedade “inca”

Apesar de serem comumente chamados de povo inca, os incas eram na verdade os nobres dessa sociedade que realmente se chamada quéchua.

Ollantaytambo (9)
Foto da Família <3

Não esqueçam de seguir o Coletivo no Facebook e Instagram heim! :B

E confira as outras dicas sobre o Peru.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 Filament.io 0 Flares ×

3 Comments

  1. Pingback: Moray: círculos hipnotizantes no Vale Sagrado - Coletivo de Viagem

  2. Pingback: Águas Calientes: a caminho de Machu Picchu - Coletivo de Viagem

  3. Pingback: Viagem para o Peru: roteiro de 10 dias - Coletivo de Viagem

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *