20 Flares Twitter 0 Facebook 20 Pin It Share 0 Filament.io 20 Flares ×

Existem alguns lugares que marcam a gente para sempre. Quem me conhece sabe, Lyon é a minha cidade e apesar de ser um lugar fantástico, muitas vezes é deixado de lado em roteiros pela França, onde o foco é Paris, Vale do Loire ou o Litoral Sul.

Depois de ter morado um semestre na cidade, vim aqui compartilhar 6 motivos para incluir Lyon nos seus planos de viagem.

1# Vieux Lyon  

Essa é a parte antiga da cidade, um lugar super charmoso com ruas de paralelepípedo e casa antigas. Pelas ruelas desse centro histórico existem passagens secretas por entre os prédios, chamados de traboules (quem quiser se aventurar a descobrir as passagens, pode checar um mapa aqui)Lyon (5)De Vieux Lyon podemos ver a basílica Notre-Dame de Fourvière e é possível chegar na igreja através de um bondinho (chamado funiculaire). Lyon é divido entre duas colinas conhecidas como “colina que reza”, a Fourvière, onde fica a igreja e a “colina que trabalha”, a Croix-Rousse, pois eram onde os trabalhadores moravam e trabalhavam em indústrias de tecelagem.

Lyon (11)

A noite também é animada por Vieux Lyon, o que nos leva ao próximo ponto…

2# Cidade jovem

Lyon tem grandes universidades e por isso é uma cidade cheia de jovens. Isso garante uma vida noturna animada e com boa estrutura. Apesar do metrô não funcionar durante a madrugada, existem ônibus especiais com trajetos específicos que servem apenas para recolher o pessoal dos bares e festas: esse é o PleineLune. No site é possível ver os horários e os trajetos, são 4 linhas diferentes. Algumas funcionam na quinta, sexta e sábado e outras apenas sexta e sábado, então tem que conferir (o site está em francês, mas quem precisar de uma ajudinha é só falar 😉 )Lyon (3)Além da influência italiana (Lyon pertenceu ao império Romano) existe uma grande quantidade de irlandeses na cidade e com isso inúmeros pubs espalhados pela cidade.

Inclusive, quem tiver pela região durante St Patrick’s Day e achar que os preços na Irlanda estão muito elevados, pode aproveitar a festa em Lyon, as ruas de Vieux Lyon ficam lotadas e a animação é garantida!Lyon (2)

3# Tête D’or

É o maior parque urbano da França e é lindíssimo! É o lugar perfeito para passar o domingo fazendo um piquenique. Existem alguns quiosques dentro do parque mas recomendo passar em um mercado e escolher algumas das muitas delícias disponíveis e montar seu lanche completo.

Lyon (1)O parque é enorme e tem zoológico, jardim botânico, um grande lago, não faltam áreas para conhecer por lá. Na entrada do parque tem um ponto da velo’v, sistema de aluguel de bicicleta, então dá pra aproveitar também para andar por dentro do parque.Lyon (20)

4# Rhône, Saône e Presq’île

Lyon é cortada por dois rios: Rhône e Saône, juntos eles formam um “quase ilha” entre ambos, bairro chamado de Presq’île (que é um ótimo local para se ficar hospedado em Lyon).

Lyon (14)
Vista da Fourvière da cidade <3

Nesse bairro se encontra a praça Bellecour, uma das primeiras coisas que escutei quando cheguei em Lyon foi de uma francesa que me explicava a cidade e disse que a praça era o coração da cidade. Não sei se concordo 100% porque meu coração batia mesmo em Vieux Lyon, mas essa área também é imperdível.Lyon (9)Ao redor da praça existem diversas ruas de comércio ideais para se perder e se divertir. A Rua de la Republique é uma rua de pedestres ótima para um passeio entre marcas internacionais e lanchonetes francesas, além de um cinema Pathé.Lyon (10)

Ainda no bairro, conheça a Opera de Lyon e a Place de Terreaux que abriga o Museu de Belas Artes da cidade.

Voltando as magens do rio, no cais do Rhône existe uma pista larga para andar de bicicletas (dá para chegar no Parque Tête D’or seguindo o rio) e várias outras atividades como quadra de vôlei e área de brinquedos para crianças.

5# Cultura

Como já comentei em cima, Lyon fazia parte do império Romano e era uma cidade de grande importância econômica e geográfica. Reflexo disso é visto nas diversas expressões de cultura.

Lyon (15)
Teatro Romano

Seja pelo Museu de Belas Artes, um dos maiores e mais importantes do país, seja pelas paredes pintadas pela cidade causando uma verdadeira ilusão de ótica.Lyon (18)Lyon também é a cidade do cinema com os irmãos Lumière, hoje um museu abriga a casa da família e é um passeio interessantíssimo para os cinéfilos de plantão. Para quem é de literatura, Saint-Exupéry escritor do sucesso Pequeno Príncipe também é daquelas bandas – o aeroporto da cidade tem o nome do autor e existe também uma estátua em sua homenagem.

Lyon (21)
Museu Lumière

O teatro de marionete, conhecido como Gignol é um forte traço da cultura de Lyon e tem bastante apelo com as crianças. Na parte histórica da cidade é possível ver muitos e muitos bonecos.

Lyon é cheio de peculiaridades e curiosidades. Dá pra escrever pra sempre!

6# Gastronomia

Esse é um ponto da cultura que merece seu destaque. Lyon é conhecido como a capital gastronômica da França. Olha que responsabilidade!

A culinária lyonesa pouco tem a ver com o clichê e imaginário da gastronomia francesa que temos por aqui com micro porções e frescurinhas. Os famosos bouchons que fazem comida típica da região tem comida farta com muitos derivados de porco. Para quem tem muitas restrições de paladar é bom fazer o pedido de olho no dicionário para não acabar pedindo algo muito exótico… rs

Lyon (6)
Salada Lyonnaise: feita com bacon e ovos – e essa é só a entrada!

Grande responsável pela fama da culinária de Lyon é Paul Bocuse, um dos mais renomados chefs de cozinha do mundo. Quem tiver um orçamento mais folgado pode provar um menu do grande chef francês. No site está disponível menu com os preços, assim ninguém toma susto na hora da conta!


Não faltam motivos para conhecer Lyon e essa lista podia ser sem fim!
Alguém já visitou a cidade ou pensa em conhecer? Conta para gente!

Veja as opções de hospedagem em Lyon!

Bônus!

Fête de Lumière
É uma festa que acontece em dezembro na cidade que fica toda iluminada com projeções em seus prédios mais famosos. Não tive a oportunidade de conhecer ainda, mas com certeza está na minha lista!

fete-lumiere-lyon3
fonte

 

20 Flares Twitter 0 Facebook 20 Pin It Share 0 Filament.io 20 Flares ×

6 Comments

  1. Adorei o lugar! Parece ser incrível mesmo *-*
    http://www.malusilva.com.br

  2. Pingback: Pérouges, cidadela medieval francesa - Coletivo de Viagem

  3. Pingback: Cailler: Fábrica de Chocolate na Suíça - Coletivo de Viagem

  4. Camila amei esse post, já anotei as dicas. Vou para Lyon em Novembro. Abraços.

    • Giulia, sou apaixonada por Lyon! Voltei lá em abril desse ano e em breve compartilho mais dicas.
      Qualquer informação que você quiser da minha cidade do coração, só perguntar, será um prazer ajudar! 😀

  5. Lyon é linda!
    Uma mini Paris <3
    Cercada de duas regiões vinícolas e capital da gastronomia francesa.
    Se precisarem de algo por aqui em português, contem conosco:
    Instagram: @gimtravel

    Abraços,
    Pryscila

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *