0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 Filament.io 0 Flares ×

Florença: Capital da Toscana, berço do Renascimento e cheia de lindas paisagens. Mais uma cidade italiana encantadora. A lista do que fazer é longa e hoje a gente compartilha o Guia de Florença completo. Adianto a primeira dica: andar.

Tem coisa melhor que flanar por uma cidade linda?

Guia de Florença

Onde ficar hospedado

Florença não é uma cidade grande e tudo pode ser feito a pé, sem pressa, absorvendo os arredores. Para isso é preciso escolher bem onde ficar hospedado.

Muita gente chega na cidade pela estação de trem Santa Maria Novella, o que é ótimo, pois ela é super bem localizada e é facilmente possível chegar a pé a vários hotéis.

Guia de Florença
Igreja de Santa Maria Novella, que dá nome a estação de trem

Minha dica é ficar por essa região, principalmente se você tem em mente fazer algum bate-e-volta de trem ou ônibus.

Veja opções de hospedagem no Booking.com

O que fazer em Florença

Uma vez instalado, corra para a Basílica di Santa Maria del Fiore também conhecida como Duomo. A basílica tem proporções impressionantes com a fachada toda em mármore branco, verde e vermelho, realmente impactante e diferente das demais igrejas europeias (apesar de terem outras semelhantes nas proximidades).

A basílica fica na praça que leva o mesmo nome, e contornando a piazza é possível ter uma ideia de quão grande é o Duomo. É possível entrar de graça, mas existe algumas áreas na parte interna que são pagos a parte.

Guia de Florença: Duomo

Saindo dali, caminhe pelas largas avenidas até chegar na Piazza Signora, ali você vai encontrar uma réplica de Davi, famosa escultura de Michelangelo. A escultura original se encontra no Museu dell’academia, também em Florença.

Além de Davi, a praça é cercada de esculturas importantes de artistas como Cellini, Giambologna, Bandinelli, Donatello e a grande fonte de Netuno.

Na Piazza Signora também se encontra o Palazzo Vecchio e logo mais à frente o Galleria degli Uffizi onde está o famoso quadro de Botticelli, O nascimento de Vênus.

Réplica de Davi em frente ao Palazzo Vecchio
Réplica de Davi em frente ao Palazzo Vecchio

Guia de Florença: Fonte Netuno Guia de Florença: Palazzo Vecchio

Poucos passos adiante, você encontra a Ponte Vecchio sobre o Rio Arno. Hoje a ponte é inteiramente ocupada por lojas de joias, sorte dos turistas pois antigamente ali ficavam açougues que foram expulsos pelo Rei Ferdinando I que não gostava do mal cheiro.

Guia de Florença: Ponte Vecchio Guia de Florença: Ponte Vecchio Guia de Florença: Ponte Vecchio

Do outro lado da ponte está o Palazzo Pitti, um grande palácio que foi residência da família Medici e hoje abriga 8 museus.

Guia de Florença: Palazzo Pitti

Fim do dia

A dica para curtir a melhor vista da cidade e uma ótima sugestão para ver o pôr do sol também fica desse lado do rio, na Piazzale Michelangelo. A praça fica no alto e garante uma linda vista da cidade (e ainda tem outra réplica de Davi) sem pagar nada! É possível chegar lá de ônibus, mas fomos a pé sem problemas.

Guia de Florença: Piazalle Michelangelo Guia de Florença: Piazalle Michelangelo

Atravessando o rio novamente, a melhor região para curtir a noite é o bairro de Santa Croce. Por ali está concentrado o maior número de bares e boates. A dica é chegar por volta das 18h para aproveitar o aperitivo, um costume italiano para o happy hour: você compra um drink e pode acessar um buffet de comidinhas.

Para as compras

Um guia de Florença não ficaria completo sem umas comprinhas né? Sejam elas de souvenir ou de comidinhas!

Para quem quiser fazer compras de souvenir, couro, pashiminas e etc, existem dois mercados onde, com uma boa dose de negociação, é possível comprar itens com bons preços.

O primeiro é o Mercato Nuovo, mais voltado para o comércio de couro, o destaque dali muitas vezes não são as compras mas o Il Porcellino, uma fonte com um estátua de um porco que, logicamente, carrega uma superstição, passar a mão no focinho do porco te dá a chance de voltar a Florença e para ter boa sorte, coloque uma moeda na boca dele, se cair dentro da fonte você será abençoado pelo Il Porcellino.

Depois de fazer compras e garantir boa sorte e a volta à cidade, passe pela Piazza della Repubblica que é lindíssima, principalmente à noite com o carrossel iluminado.

Guia de Florença: Piazza della Reppublica Guia de Florença: Piazza della Reppublica

Outro ponto para compras é o Mercato San Lorenzo, um enorme conglomerado de barraquinhas que vendem todos os itens possíveis, um bom lugar para comprar lembrancinhas, mas exige alguma paciência pois os vendedores são insistentes e muitas vezes invasivos. A dica por ali é barganhar.

O Mercato de San Lorenzo é na rua e boa parte dele se dá em volta do Mercato Centrale, um mercado voltado para itens alimentícios. Na parte inferior, vários estandes vendendo vinho, temperos, massas, queijos, frutas, trufas e tudo mais que a culinária italiana pode oferecer. No segundo andar, vários restaurantes abertos com mesas comuns (no estilo do eataly sabe?). O lugar é super interessante e cada mini restaurante tem um especialidade: pizza, massa, carne, frutos do mar, doces,… Os preços por ali era um pouco mais elevados do que outros restaurantes que fomos.

Guia de Florença: Mercato Centrale Guia de Florença: Mercato Centrale Guia de Florença: Mercato Centrale Guia de Florença: Mercato Centrale

Bate e volta a partir de Florença

Florença está em um região super estratégica e de lá dá pra conhecer várias cidades ao redor tanto de trem quanto de ônibus.

Siena

A vizinha mais queridinha é com certeza Siena. Um cidade medieval que é puro charme e patrimônio da humanidade pela UNESCO. Dá para conhecer a cidade toda a pé em um dia sem dificuldades. Para chegar lá, a melhor maneira é ônibus que deixa você no centro de Siena (ao contrário do trem, que deixa mais afastado).

Aqui tem post com todas as informações que você precisa para chegar em Siena a partir de Florença.

Siena

Outras opções de passeios bate-e-volta rápidos por ali incluem Pisa, Lucca,San Gimignano, e claro uma vinícola próxima. 

Acabei não visitando essas três cidades para aproveitar mais Florença mas com certeza eles podem incluir um roteiro mais extenso pela região.

Cinque Terre

Cinque Terre é um bate e volta, digamos, polêmico. Porque é longe. É verdade. Você vai gastar uma parte boa do seu dia dentro do trem.

Mas vê se eu podia ir para Itália e não conhecer esse lugar:

Cinque Terre

Então não teve como, fui teimosa e fui! E sinceramente não me arrependo.

Para quem não conhece, Cinque Terre, como bem diz o nome, são cinco vilas lindas banhadas pelo mar com casinhas coloridas. Em breve tem guia para visitar essa belezura. <3

_

Dicas gastronômicas terão seu post particular porque culinária na Itália é assunto sério e looongo, rs

Tem mais dicas para o Guia de Florença? Compartilhe com a gente nos comentários!

Mais alguns cliques dessa cidade linda! <3

Guia de Florença: Duomo Guia de Florença: Duomo guia-de-florenca-5 guia-de-florenca-3 guia-de-florenca-7 guia-de-florenca-8 Guia de Florença: Sinagoga

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 Filament.io 0 Flares ×

23 Comments

  1. Camila do céu! Que post é esse? Florença é uma cidade dos meu sonhos, e eu espero não demorar muito para realizar!

  2. Oi, Camila! Muito bacana seu post!
    Gostei do estilo de happy hour italiano, que você paga por um drink e tem direito às comidinhas rs.
    Fiquei encantada com a praça do carrossel. E adorei tb o mercado no estilo eataly! Vou querer acompanhar seu post sobre a gastronomia, amo comida italiana, minha preferida!!
    Bjs

  3. Muito bacana o post, lindas fotos! Ainda não conheço Florença, mas está na lista! Por isso estou favoritando o post! Abraços!

  4. Parabéns pelo post está super completo e repleto de informações preciosas! As fotos também estão divinas!

    Já está favoritado!

  5. Puxa, que ótimas dicas, adorei! Já peguei todas as dicas aqui para minha ida a Florença no ano que vem, obrigado!

  6. Suas fotos são lindas, adoro ler posts assim rico em fotos que ilustram bem a atração, lugar etc…

  7. Que post. Simplesmente arrasou! Super completo de Florença. Amei as fotos, amei tudo!

  8. Quantas fotos lindas! Adorei o post!

  9. Ana Carolina Miranda

    Florença foi uma das cidades da Itália que me apaixonei. A cidade é uma graça e tem muita coisa linda. Amei a Ponte Vecchio. Parabéns pelas post e pelas lindas fotos.

  10. Sou muito apaixonada por essa cidade, socooorroo! Pedacinho do meu coração ficou por lá, com certeza.

  11. Pingback: Restaurante na Itália com ótimo custo benefício: La Prosciutteria - Coletivo de Viagem

  12. Pingback: Visitar Siena a partir de Florença - Coletivo de Viagem

  13. Pingback: Visitar Cinque Terre a partir de Florença - Coletivo de Viagem

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *