0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 Filament.io 0 Flares ×

No dia que fizemos o passeio por Moray e as Salineras de Maras, começamos o tour no vilarejo de Chinchero. No dia anterior já tínhamos passado por aquela área, mas tínhamos visitado apenas uma área onde moravam tecelãs (foi o fim do passeio por Pisac e Ollantaytambo, naquele esquema tour que termina em lojinha, rs).Chinchero (2)A visita foi interessante pois uma das tecelãs explicou todo o processo natural de tingimento das peças, mas na verdade, tudo que vendia por ali, vendia no centro de Cusco pela metade do preço…

Chinchero (3)Chinchero é uma cidadela com pequenas casas. No telhado da grande maioria das residências podemos ver duas miniaturas de touros que representam o pai e a mãe daquela casa, ambos devem trabalhar juntos para a prosperidade do lar.

Essa analogia foi criada graças a importante função dos touros nas plantações, que ajudam os trabalhadores revirando a terra para o plantio. Entre os touros, está uma cruz que simboliza o cristianismo, muito forte hoje no Peru.

Chinchero (4)Na parte superior do vilarejo, fica o sítio arqueológico.

Nosso guia nos explicou que Chinchero ficava em um lugar estratégico pois era próximo do Vale Sagrado, de Cusco e de Machu Picchu e servia como parada estratégica para descansar e comer.

No império inca, para que a comunicação existisse entre cidades distantes, existiam os chasquis, que eram mensageiros ágeis que corriam de um lugar para outro carregando as mensagens oficiais do governo e se revezando nesses postos de descanso.

Por sua posição estratégica e por ser um depósito de alimento, a cidade de Chinchero foi queimado pelos incas durante a invasão espanhola, para que os mesmos não se aproveitassem dos recursos do lugar.

Chinchero (5)Ali em Chinchero, pode se visitar uma igreja de 1560, construída pelos andinos misturando padrões de arte barroca, flamejante e simbologia inca. Exemplo disso é a estátua da virgem Maria que tem um formato de triângulo, símbolo usado pelos incas para representar a Pacha Mama (ou mãe natureza).

Outro exemplo é um quadro de Jesus na cruz onde ele usa um tipo de saia usada pelas crianças andinas e tem pernas tortas semelhantes a população local que teve o corpo modificado devido aos longos anos de trabalho no campo carregando peso nas costas.

Chinchero (6)O passeio por Chinchero geralmente está incluso com outro do Vale Sagrado e apesar de não ser tão impressionante como outros que já contei por aqui, ainda sim, vale a visita.

Aqui você confere o roteiro completo da viagem pelo Peru que incluiu Cusco e seu Vale Sagrado, Machu Picchu e a capital Lima.

Chinchero (8)
Famosas batatas peruanas

Chinchero (1)

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 Filament.io 0 Flares ×

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *