0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 Filament.io 0 Flares ×

Conhecida como cidade das fontes, Aix en Provence foi a base da segunda parte da nossa viagem pelo Sul da França onde saímos da Côte d’Azur para explorar melhor a adorável região da Provence.

O apelido da cidade não é a toa, realmente é um festival de fontes! E uma boa dica é segui-las para um roteiro simples pela região mais bonita da cidade.

Comece pela Fontaine de la Rotonde, a maior de todas as fontes. No alto da fonte três mulheres representam as três graças: uma simboliza a justiça e olha para o centro de Aix en Provence, outra representa as belas artes e está direcionada para Avignon e a última simboliza a agricultura e olha para Marseille.aix-en-provence-11Perto da Fontaine de la Rotonde está o Escritório de Turismo onde você pode pegar informações e mapas da cidade. Logo ao lado um mini shopping aberto caso alguém queira fazer compras.

Diante da fonte, pegue a rua mais bonita da cidade: Cours Mirabeau, aqui estão restaurantes, lojas e lindos prédios. Por ali você ainda vai passar por três fontes menores: Fonte dos 9 canhões, Fonte de Água Quente (coberta de musgo) e Fonte do Rei René.

aix-en-provence-13

As ruas ao redor da Cours Mirabeau são um verdadeiro labirinto. Não se estresse: se perca!

Vagando por ali, certamente você passará pela Fonte dos 4 golfinhos e logo mais à frente pela Igreja Saint Jean de Malte. Próxima dali, a Rue d’Italie vale um passeio vagaroso, admirando as vitrines de comidas!

aix-en-provence-14 aix-en-provence-1Outros pontos de interesse que valem a passagem são: a Place des Prêcheurs, uma linda praça com muitas opções de restaurantes e feiras abertas as terças, quintas e sábados pela manhã; Hôtel de Ville, a prefeitura da cidade que fica em um lindo prédio situado em uma charmosa praça; Place Cardeus, mais uma bela praça (a França é cheia delas né?); Place des Augustins, essa mal parece uma praça na verdade, é um espaço pequeno com uma junção de bares e restaurantes que dão um tom animado a noite.aix-en-provence-9
aix-en-provence-3

Muitas das cidades do Sul da França são apadrinhadas por famosos artistas, como Renoir em Cagnes-sur-mer, Aix en Provence também foi lar de um famoso pintor: Cézanne. Por lá dá pra visitar seu atelier e também seguir seus passos pela cidade – essa segunda opção de graça.

Por toda cidade vemos no chão uma plaquinha com um C. Começando no escritório de turismo, pegue o mapa que indica o caminho, logo na frente uma estátua do artista começa a rota de Cézanne pela cidade que passa pelas casas de seus familiares, escolas que frequentou e outros pontos relacionados à sua vida.

aix-en-provence-4 aix-en-provence-6 aix-en-provence-5

A cidade é repleta de restaurantes mas para quem quer uma comer de forma rápida e barata tenho duas dicas provadas e aprovadas:

Crêpe à Gogo
Fica em uma passagem subterrânea no começo da Cours Mirabeau, perto da Fontaine de la Rotonde. Um espaço pequeno, sem lugar para sentar com uma lista enorme de sabores e preços convidativos. Comi um crepe de espinafre com queijo de cabra que ainda me faz suspirar: recomendo!

Pizza Capri
Tem três endereços na cidade e um fica em uma esquina da Cours Mirabeau. Também sem lugar para sentar, a ideia é comprar a sua fatia de pizza e ir andando até um banco próximo. Estou salivando lembrando dela…

Por fim, para adoçar a vida, vale provar o famoso doce da região: Callison. O pequeno docinho é feito com base de melão, amêndoas, mel e laranja e pode ser encontrado em todas as lojas da cidade! Nas lojinhas é possível experimentar antes de comprar.


Para mais dicas sobre Aix en Provence, recomendo o blog especialista Destino Provence, onde fiz muita da minha pesquisa pré viagem. 🙂 

E mais fotos lindas de Aix en Provence:

aix-en-provence-7 aix-en-provence-8 aix-en-provence-15 aix-en-provence-2 aix-en-provence-12

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 Filament.io 0 Flares ×

24 Comments

  1. Que cidade adorável! Fiquei fascinada nas fotos! Adoro conhecer cidades assim, quem sabe um dia visito Aix também.

  2. Essa região da França é mesmo um sonho! Eu babo em todas as fotos de Provence <3 e aliás, suas fotos estão lindas!!!

    beeeijo

  3. Fran Agnoletto

    Que lindo….amei as fotos e os lugares.
    Só conheço Paris, preciso voltar a França para desbravar mais do país.

  4. Conhecia Aix En Provence só de nome, nunca havia visto fotos da cidade. Adorei conhecê-la melhor. A cidade é um amor, muito linda! Com certeza vou querer visitá-la quando for à França 😀

    Com amor,
    Steph • Não é Berlim

  5. Juliana Almeida

    Quando se pensa em ir pra França, acabamos focando muito em Paris e deixamos passar essas atrações maravilhosas que tem nas outras cidades.
    Adorei conhecer esse pedacinho do Sul da França nesse post! <3

    Juny // http://www.junypelomundo.com.br/

  6. Que linda! Eu adoro fontes, aqui em Berna tem um monte e eu não me canso delas. Morro de vontade de passear pelo sul da França, visitar campos de lavanda, pegar dias ensolarados como esses das fotos. Quem sabe um dia, né?

  7. Que dia maravilhoso! E que inveja do seu shorts! Quero muito ir para a França no verão. Todas as vezes que fui foram no inverno e a paisagem é beeem diferente! E essa cidade? Que fofura! Amei
    http://www.qualquerlatitude.com

  8. Uma fonte de golfinhos *-* um dos sonhos da minha vida é conhecer o sul da frança, cada vez que leio sobre me apaixono mais
    E tem crepe…. hahahah

  9. Não conhecia essa cidade, achei uma fofura! Muito linda, amaria me perder por ela e conhecer suas fontes e praças. Sem contar essa sobremesa que salivei só de imaginar!
    Um passeio muito gostoso, viu?

    Beijo!

  10. Eu já conhecia bastante sobre essa cidade quando estudava francês, e depois que vi os vídeos da Dani Noce por lá eu quero ir o mais rápido possível. Tudo é tão lindo e medieval. Lindas fotos Camila <3

  11. Uau, que cidadezinha mais fofa. Fiquei encantada com as fotos e detalhes da casa, principalmente daquela com uma árvore de flores, que charme. E essa plaquinha com C que você citou, que bacana e interessante não é. Adorei o post 🙂

  12. gente que maravilhoso esse lugar! cada detalhe incrível, as flores e árvores tudo tudo orna!!!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *